e-CLOUD | Modelos de Implantação

 | Política de uso | Política de privacidade

WolkeSoft | e-CLOUD | Modelos de Implantação

O modelo de nuvem é composto por quatro modelos de implantação1:

Nuvem Privada
A infra-estrutura da nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma única organização que compreende múltiplos consumidores (por exemplo, unidades de negócios). Pode ser de propriedade, gerenciado e operado pela organização, um terceiro, ou alguma combinação deles, e pode existir dentro ou fora das instalações.


Nuvem Comunitária
A infraestrutura de nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma comunidade específica de consumidores de organizações que compartilham necessidades (por exemplo, missão, requisitos de segurança, política e considerações de conformidade). Ela pode ser de propriedade, gerenciado e operado por uma ou mais organizações da comunidade, um terceiro ou combinação deles, e pode existir dentro ou fora das instalações.


Nuvem Pública
A infraestrutura de nuvem é provisionada para uso aberto pelo público em geral. Pode ser de propriedade, gerenciado e operado por uma empresa, organização acadêmica ou governamental, ou alguma combinação deles. Ele existe nas premissas do provedor de nuvem.


Nuvem Hibrida
A infraestrutura de nuvem é uma composição de duas ou mais infraestruturas de nuvem distintas (privada, comunitária ou pública) que permanecem entidades únicas, mas estão unidas por uma tecnologia padronizada ou proprietária que permite dados e portabilidade de aplicativos (por exemplo, estouro de nuvem para balanceamento de carga entre nuvens).


...
Figura 6: Modelos de Implantação

Como pode ser visto nas Figura 7 e 8, o crescimento do data center de nuvem pública é maior do que o data center de nuvem privada.

...
Figure 7: Crescimento Nuvem Pública vs. Privada2

...
Figura 8: Virtualização de Nuvem Pública2

referência:
1. NIST - National Institute of Standards and Technology, U.S. Department of Commerce, September 2011
2. Cisco Global Cloud Index: Forecast and Methodology, 2014–2019, White Paper, 2015