home
e-CLOUD
.
Características

WolkeSoft | e-CLOUD | Características

Um consumidor pode provisionar unilateralmente recursos de computação, como tempo de servidor e armazenamento em rede, conforme necessário, automaticamente, sem exigir interação humana com cada provedor de serviços.

O modelo de nuvem é composto por cinco características essenciais1:

Nuvem Privada
A infra-estrutura da nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma única organização que compreende múltiplos consumidores (por exemplo, unidades de negócios). Pode ser de propriedade, gerenciado e operado pela organização, um terceiro, ou alguma combinação deles, e pode existir dentro ou fora das instalações.


Amplo acesso à rede
As capacidades estão disponíveis na rede e são acessadas através de mecanismos padrão que promovem o uso plataformas heterogêneas (por exemplo, telefones celulares, tablets, notebooks e estações de trabalho).


Agrupamento de recursos
Os recursos de computação do provedor são agrupados para atender a vários consumidores usando um modelo de multilocação, com diferentes recursos físicos e virtuais dinamicamente atribuídos e reatribuídos de acordo com a demanda do consumidor. Existe um senso de independência de localização em que o cliente geralmente não tem controle ou conhecimento localização exata dos recursos fornecidos, mas pode ser capaz de especificar a localização em um abstração (por exemplo, país, estado ou datacenter). Exemplos de recursos incluem armazenamento, processamento, memória, e largura de banda de rede.


Elasticidade rápida
Os recursos podem ser provisionados e liberados elasticamente, em alguns casos automaticamente, para escalar rapidamente para fora e internamente proporcional à demanda. Para o consumidor, os recursos disponíveis para provisionamento geralmente parecem ilimitado e pode ser apropriado em qualquer quantidade e a qualquer momento.


Serviço medido
Os sistemas em nuvem controlam e otimizam automaticamente o uso de recursos aproveitando um recurso de medição em algum nível de abstração adequado ao tipo de serviço (por exemplo, armazenamento, processamento, largura de banda e contas de usuários ativos). O uso de recursos pode ser monitorado, controlado e relatado, proporcionando transparência provedor e consumidor do serviço utilizado.


dfdf
Figura 9: Modelo de Serviços

referência:
1. NIST - National Institute of Standards and Technology, U.S. Department of Commerce, September 2011
Computação em nuvem?
Modelos de Serviço
Modelos de Implantação
Características
Benefícios
© Copyright 2018-2020 WolkeSoft.com. All trademarks are property of their legal owner.
Política de uso  |  Política de privacidade